"Ela fica com a garota", de Rachael Lippincott e Alyson Derrick
da estante até a última página #2
Quando penso em filmes, meu gênero favorito sem dúvida alguma é comédia romântica. Gosto dos bobos, dos que viraram cult, anos 80 e 90, dos filmes da geração 2000, Lindsay Lohan, Hilary Duff e companhia, e todos os recentes feitos por serviços de streaming. Basicamente, se tem interesse amoroso e piadinhas passando na TV, não tenho critérios.
Infelizmente não posso dizer o mesmo sobre livros. No geral, uma leitura de romance, quando é boa, me pega nos primeiros 60%. Quando as coisas vão se encaminhando pro fim, os clichês, coincidências e declarações que levam até o felizes para sempre me dão uma preguiça enorme porque me parece que estão sempre seguindo uma fórmula e é sempre tudo muito comum. Eu SEI que nos filmes é exatamente a mesma história, e não sei se é porque acabamos investindo muito mais tempo (e muitas vezes dinheiro) nas leituras, mas eu sempre acabo esperando mais (e recebendo menos) dos livros de romance. É por isso que costumo gostar bem mais de uma leitura com uma pegada mais plot twist-vida-real-final-triste-desespero e lágrimas de um romance, como foi Evelyn Hugo, por exemplo, pra mim, do que investir tempo em um livro que eu sei da onde vai partir e onde vai chegar.
No entanto, acabei de acabar a leitura de Se ela fica com a garota escrito pelo CASAL (<3) Rachael Lippincott e Alyson Derrick e estou COMPLETAMENTE OBCECADA. O livro, que é inspirado na vida das duas autoras e na história de como se conheceram na faculdade (!!!!!!), conta a história de Alex e Molly e de como elas foram de meio enemies para friends to lovers.
De cara já me identifiquei muito com a Molly, que espera que a faculdade vai ser um novo começo da vida dela, em que ela vai ser muito menos tímida, mais sociável e vai finalmente virar amiga e possivelmente namorada da sua crush da escola, a Cora. Molly tem muita ansiedade social, é muito amiga da mãe e entrou na faculdade pra fazer Letras, e eu passei basicamente o livro inteiro pensando omg she’s so me.
Já Alex vem de uma família bastante complicada e começa um relacionamento a distância logo antes de entrar na faculdade. O problema é que a namorada da Alex não confia nela porque alega que a Alex flerta com todas as mulheres da cidade e “não consegue se abrir”, e fica impondo um monte de condições e castigos para o relacionamento delas dar certo. É aí que Alex planeja se aproximar de Molly para ajudá-la a conquistar Cora e mostrar pra namorada que fez uma amiga de verdade e que está levando o namoro das duas a sério. Obviamente, Molly e Alex se aproximam achando que é só uma amizade e é aí que a história se desenrola.
Em uma das minhas cenas favoritas elas estão em uma aula de “Introdução à Ficção” sobre Noite de reis do Shakespeare e começam a discutir sobre o significado de “felizes para sempre” na peça. Alex, sempre pessimista, argumenta que a personagem é dramática porque se apaixona por uma pessoa que acabou de conhecer, enquanto Molly, 100% romântica, questiona qual o problema do final feliz se todos os personagens estão satisfeitos:
“Todo mundo sai sorrindo, completamente satisfeito com o felizes para sempre, qualquer que seja sua forma. Ninguém sofre. O amor que sentiram bastava, quando era pela pessoa certa”
As duas passam boa parte do livro entre essas brigas bobas sobre livros, roupas e comidas, compartilhando suas inseguranças e histórias, e aos poucos trocando atos de amizade e amor que vão formando a relação das duas de uma forma lenta e bem construída e sem clichês exagerados.
Como o título do livro em inglês é She gets the girl, passei a história INTEIRA com How You Get the Girl da Taylor Swift na cabeça. Também tem uma cena muito específica que grita Silk Chiffon de Muna e eu fui MUITO FELIZ pensando nessas músicas enquanto lia.
Além de todas as coisas incríveis que comentei acima, o livro ainda conta com um postal de brinde com ilustração da Jenifer Prince (!!!!!) com uma das cenas MAIS LINDAS do livro (link da ilustração abaixo) que se passa no meio de uma biblioteca.
Juro, Rachael Lippincott e Alyson Derrick OBRIGADA POR TUDO!!!!
Ela fica com a garota foi publicado pelo selo Alt da Editora Globo Livros e traduzido por Sofia Soter.
Espero que com esse texto eu faça pelo menos uma pessoa ler esse romance que eu amei tanto <3
Beijos e até a próxima,
Julia :)
Oi Julia! Eu vim aqui para ler a resenha porque quando você postava alguma coisa sobre esse livro eu já estava com vontade de ler, agora estou com mais vontade ainda! Apesar de não achar que vai ser um livro que vai bater muito comigo... Também fiquei chocada que eu não assinava sua newsletter, quando eu jurava que sim - que absurdo! Agora devidamente assinado e estou esperando novas indicações!
Agora fiquei curiosa e vou querer ler!
Parabéns pela análise e desenvoltura do texto!